De onde vem os imigrantes de cada estado brasileiro?

Dados da polícia federal mostram a quantidade de imigrantes por Unidade da Federação.

Foto: Somya Dinkar em Pexels.com

A Polícia Federal atualizou, nos últimos dias, os dados acerca da imigração no Brasil. 1.301.012 cidadãos vindos de 220 países estão distribuídos entre todas as 27 Unidades da Federação. Bolivianos em São Paulo são a maioria no perfil migratório. Apesar da acentuada vantagem dos paulistas em relação à imigração, tal número se relaciona intimamente com a população já alta do estado. Comparando com a população total, a crise humanitária, que têm levado venezuelanos a cruzar a fronteira de Roraima, coloca o estado em primeiro lugar no número de imigrantes por natos. Quanto à diversidade de países, as Unidades da federação se mostram sensivelmente mais homogêneas.

Dados oficiais da Polícia Federal
  • 14 países possuem apenas um representante aqui e 11 possuem apenas dois. No fim das contas, são 60 as nacionalidades com até 10 imigrantes.
  • Apátridas – pessoas que não têm nacionalidade reconhecida em nenhum país – somam 1.179 e os de nacionalidade indefinida são 14.
  • Dos países que compartilham conosco a Língua Portuguesa vieram 196.740 pessoas.
  • 5.120 estrangeiros fixos e 1 de fronteira aparecem tutelados pela Polícia Federal, que aparece nos dados como uma Unidade da Federação. A maioria é da Europa.
  • Também há 451 pessoas sem registro de estado em que se encontra, mas todos eles são fixos no país.

Juntos, Portugal, Venezuela, Haiti, Bolívia, Argentina e Japão, nesta ordem, respondem por mais da metade (53,8%) da imigração. Do outro lado, 60 países possuem até 10 imigrantes cada um, e nessa lista entram exemplos como Laos, Macau, Coreia do Norte e Bermudas. Devido à questões humanitárias, é da Venezuela que mais chegaram as pessoas que hoje são classificadas como imigrantes temporários ou provisórios. Abaixo, mapas com a origem dos imigrantes de cada estado:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s