Usando o mesmo princípio da máscara, filtros de ar podem reduzir carga de Sars-Cov2

Saindo do laboratório e entrando em hospitais, os filtros de ar parecem continuar eficazes na eliminação do Sars-Cov-2.A pesquisa feita no Reino Unido ainda não foi revisada por pares.

Imagem: Bruce Blaus

Um estudo realizado em Cambrige, Reino Unido, e publicado na Nature parece ter encontrado mais uma arma contra a COVID-19: os filtros de ar.  Os escolhidos para o experimentos foram os filtros de ar de alta eficiência  (HEPA), que utilizam de uma malha fina para capturar partículas do ambiente, semelhante ao que acontece com as já tradicionais máscaras. A tecnologia HEPA possui eficácia comprovada para segurar partículas, tanto que é usada em certos aspiradores de pó, como forma de reter particulas que podem ser danosas principalmente a asmáticos e alérgicos.

Os testes na enfermaria indicaram mais partículas do vírus com o purificador desligado. Na UTI, porém, mesmo com o filtro desligado, a carga viral permaneceu baixa, o que pode ser explicado pela lentidão da propagação em ambientes esterilizados.

Apesar de ainda não ter passado pela revisão por pares, o epidemiologista canadense David Fisman, que não partipou dos trabalhos, entendeu que a ideia pode ser uma rápida e barata forma de reduzir o avanço da pandemia.

Por consequência, descobriu-se que também outras espécies de vírus podem ser retiradas do ambiente através dos filtros. O espalhamento do vírus causador da COVID-19 se dá principalmente por meio de aerossois, ou seja, partículas minúsculas que ficam suspensas no ar, especialmente as de saliva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s