As formas simples do Groove anos 70

Banda Rosa chá lançou, nesse mês, o clipe ‘Baby Sente o Groove’, pelo selo Casulo.

Foto: Melina Furlan

O Estúdio Bravo LAB, em Vitória, recebeu a gravação da música de Rodolfo Simor e Guilherme Sadala, ‘Baby Sente o Groove’. O clipe, adequado ao clima anos 70 que o som evoca, foi publicado no Youtube no último 13 de Agosto.

Roberto “Bob” Hoffmann ficou responsável por dar a cadência. O baterista apresenta uma proposta simples, sem viradas estapafúrdias, que descaracterizariam o estilo próprio de baladas, e muitas vezes com ritmos criados por computador. São exatas 102 batidas por minuto durante toda a gravação, acentuadas pelo contrabaixo de Gabriel “Pit” Raymundo, rico em Slaps (técnica onde se bate com a lateral do polegar direito na corda, soando como se tivesse sido puxada com força).

Como um estilo que surge pra dança, a ideia é parecer um som de fundo, daí a equalização puxada na sensação de profundidade, e sem aquela presença mais volumosa da voz que é de praxe em outros estilos. Na intersecção da profundidade com o grau psicodélico, surge a guitarra de Vitor Rocha. Falta, na ficha técnica, a identificação do responsável pelo sintetizador, presente principalmente no minuto final.

Simplicidade é a palavra de ordem na harmonia de balada, e foi seguida à risca – talvez até demais… eu arriscaria uns acordes mais ‘sujos’ – com meros dois acordes durante os versos e três durante o refrão. A simplificação ajuda a focar na voz do tenor Guilherme Sadala, dono da capacidade de usar notas altas com pouco volume, tradicional neste terreno. A extensão da brincadeira dos vocais não chega a duas oitavas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s