Perfil do escritor independente: técnico e acima dos 40 anos

Levantamento realizado com 366 autores no início de Julho revela que imensa maioria tem mais de 40 anos. A estatística também revela perfil de outras faixas etárias.

Vina Ferreira. | Foto: Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo clube dos autores, entre os dias 4 e 10 de julho, em um universo de 366 respostas, constatou que 78,9% dos escritores independentes tem mais de 40 anos. Desses 41% trabalham com textos técnicos.

A pesquisa também indica homogeneização de estilo conforme a idade avança, indicativo para autores começarem cedo. Até os 19 anos, a ideia é produzir uma literatura que mude o mundo. Depois disso, e surge um grupo que prefere usar da pena para expressar-se artisticamente: 20% dos autores entre 20 e 29 anos escrevem poesias. À partir dos 30 anos, cada autor segue seus próprios caminhos, e equilibra dentro de si motivações diversas para publicar.

Com a pandemia, cresceu também a auto-publicação e a leitura dos não financiados: o Clube de Autores registrou aumento de 40% no número de exemplares vendidos e de 18% no número de publicações de 2019 para 2020. A empresa é dona de uma fatia de 27% de todos os livros publicados no país.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s