Késia Souza desponta com clipe “Amante de Ex”

A baiana de 21 anos é a 5ª contemplada pelo projeto ‘me grava’ promovido pela Salon Line. Além dela, Cacau Galvão, A Vitória, Babie e Simone Brown já tiveram a oportunidade. Késia concedeu a honra de uma entrevista ao site.

Max de Castro e Késia Souza | Foto: Eddie Willian

Késia tem uma história típica de músicos em ascensão: já toca em bares e restaurantes de Natal, Porto Seguro e, filha de músicos, tem a paixão pelo canto desde os 3 anos de idade. Dona de uma voz madura, beleza, carisma e sensualidade ímpares, Késia tem potencial pra grandes singles de sucesso.

O boom do momento começou despretensioso: já com vídeos gravados no instagram, decidiu simplesmente usar a #MeGravaSalonLine em um deles. Daí veio o contato que culminou na gravação de “Amante de EX”, que já bateu um milhão de views no TikTok, inclusive com compartilhamento de celebridades.

“Chegou num momento muito bom, já tenho 21 e tento desde os 10 anos nos festivais”

Késia Souza

O lado materno tem origens em Minas Gerais; cristãos e muito musicais, sempre ajudaram no desenvolvimento, mas foi através do “Instituto Descobrir”, lá em Porto Seguro, que a então estudante de 15 anos venceu o que considera abandono do poder público ao bairro. Em casa, os dias sempre foram de clássicos como os de Chitãozinho e Xororó e Roberta Miranda. Contralto de timbre imponente, nossa cantora confessa o casamento inevitável com o sertanejo, mas também admite o ecletismo: blues, jazz, tudo entra no repertório. Nada mais adequado ao mundo imprevisível dos bares, cheios de pedidos, onde é momento de saber de tudo, aguardando pela sina do “Toca Raul!”.

O lado autoral, decisivo para que fosse descoberta por Max, vem desde os 9 anos, com músicas que Késia hoje considera ‘muito ruins’. Se eram mesmo ruins, o fato é que soube aproveitar a experiência: hoje, 12 anos depois, saca o violão, o celular, e dai surgem letras e melodias, algumas baseadas em histórias de amigas – como a própria ‘amante de ex’, que vem pra alertar sobre relacionamentos tóxicos e abusivos – e outras baseadas nas próprias vivências. Os refrões são fortes por um bom motivo: é por ali que ela começa. Fora isso, não bota regras para a concepção das obras.

Foto: Divulgação.

Por ser bastante eclética, as influências variam desde o gospel de Aline Barros ao blues de Steve Vogan. No cenário nacional, Késia enfatiza um nome com história e estilo muito semelhante: lauana Prado.

Em termos de sertanejo, os grandes módões fazem parte indissociável das raízes, mas ela se renova bebendo de fontes como a conhecida rainha da sofrência Marília Mendonça.

A ideia do “me grava” – que surgiu em março e vai até o fim do ano – foi do diretor criativo Alexandre Manisck. Para ele Késia arrasa não apenas com a voz, mas por ser uma pessoa ‘radiante’. O diretor do clipe é simplesmente Max de Castro, que já trabalhou com Frejat, Paula Lima, Kid Abelha, Leandro Lehart e Tom Zé e criou remixes para Ed Motta, Fernanda Porto e o grupo americano Wax Poetic, com a participação da cantora americana Norah Jones, sendo considerado pela revista Time como “O talento musical mais original surgido no Brasil nas últimas três décadas”. Filho de Wilson Simonal, Max enxerga segurança e foco na nossa musicista, que jamais imaginara ter a oportunidade desse encontro.

Todos os meses de 2021 serão abençoados com mais um talento, no canal da Salon Line e no Spotify, todos eles dirigidos por Max de Castro. Classificando-se como “uma marca muito musical”, a Salon diz que o objetivo de tudo isso é valorizar as identidades e, especialmente, a mulher.

“O mercado é muito limitado e a visibilidade nem sempre é fácil, pensamos em ajudar essas novas artistas”

O nordeste vem nos conquistar mais um pouco. Nossa Késia relata o encanto de muita gente com o sotaque e o estilo. Novas composições virão, sem faltar a boa pitade de ‘forronejo’.

As cantoras interessadas no projeto podem gravar suas músicas autorais no instagram com a hashtag #MeGravaSalonLine .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s