Orgulho que nos faz humanos

Tirei estas fotos em 24 de Junho 2019. Hoje, toda a proximidade mostrada nas imagens me parece uma heresia, um sacrilégio… feliz de quem aprendeu a ter esse nível de respeito às medidas sanitárias dentro dessa pandemia sem precedentes.

Muitas roupas lindas, maquiagens coloridas e brilhantes, as cores do arco-íris estampando capas e bandeiras, roupas rompendo a normativa de gênero… tudo pra nos fazer sonhar com um dia que o respeito seja regra, e não evento de fim de semana… Como sempre, me propus a enxergar diferente… Botei minha lente mais intrometida (55-200 mm) pra captar o que os preconceitos não podem ver: o humano.

Os olhares traduzem muito mais do que um corpo que tem atração por algo que a sociedade cristã tradicional não espera: mostram verdadeiras histórias. Perceba em cada rosto problemas familiares, abraços maternos e paternos, amizades, lembranças, choros de alegria e tristeza… o olhar denuncia a profundidade do livro que cada um tem dentro de si.

Todo o estilo é a ponta da linha… Muito mais do que “frescura” ou “rebeldia”, tudo o que somos, em todas as letras do LGBTQIA+, expressam o resultado do que há de mais humano e verdadeiro.

Como sempre, toda fotografia é um convite ao olhar mais… Essas, portanto, convidam a olhar no fundo dos olhos de cada gay, lésbica, trans… olhar nos olhos pode nos fazer ver além do preconceito.

Esse é o mês em que se celebra o orgulho, em um país onde diversas forças conspiram para tentar constranger, humilhar e fazer com que nos envergonhemos de quem nós somos. Ser e orgulhar-se do ser é essencial a qualquer vida. Não basta o hipócrita “eu respeito”: é preciso celebrar o avanço e comemorar as diferenças que geram a diversidade, tão hostilizada mas tão necessária.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s