Barison: houve corrupção na educação até 31 de Dezembro

Eduardo Ribeiro Barison (PSD) Foto: Vinicius Macia/22.mar.2019

O Prefeito de Mococa alegou existência de casos de corrupção envolvendo o departamento de educação de Mococa até o dia 31 de Dezembro de 2020. O departamento, no entanto, encerrou suas atividades de 2020 no dia 22 de Dezembro. Sem apresentar provas ou números de documentos, Eduardo Barison alegou estar colhendo o material para futura denúncia.

A declaração foi dada em reunião com líderes educacionais no dia 19 de maio, em seu gabinete.

Os supostos crimes de corrupção teriam ocorrido, segundo ele, em ‘várias’ licitações, através de empresas sem capital suficiente para efetuar o serviço contratado, compra de material audiovisual com cartão de terceiros, pagamentos sem empenhos, reformas feitas ‘por satélites’, dentre outros.

Segundo o advogado João Fernando Lopes de Carvalho, especialista em direito administrativo e eleitoral, apesar do direito à crítica política comum a todos os cidadãos, os prefeitos não gozam de nenhum tipo de imunidade especial em suas palavras, ao contrário dos parlamentares. Portanto, o cuidado para não caluniar, injuriar ou difamar deve ser tomado.

Sobre si mesmo, Eduardo disse não ter medo de denúncias. Fonte da gestão anterior disse tratar de mero pretexto do atual prefeito para fins de estrelismo.

Procurado, o ex-prefeito Felipe Naufel não se manifestou sobre o assunto.

Padrão de vida

O dentista também ostentou ganhar 3 vezes mais em seu consultório do que no cargo de prefeito. Atualmente a remuneração ao chefe do executivo é de R$15.213,12.

Eduardo Ribeiro Barison assumiu a prefeitura em 2021 após sair do Partido Verde e filiar-se ao partido da família Maziero, PSD. Após tomar posse, investiu a ex-vereadora Val Miranda(PRB) no cargo de diretora do departamento de promoção social e habitação, ficando assim com maioria qualificada na Câmara.

A educação é atualmente dirigida por um dos candidatos a vereador que não venceu as eleições como titular: Christian Alberto Lopes Burrone de Freitas. Christian também é professor na Etec João Batista de Lima Figueiredo e membro do Rotary Club de Mococa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s