Foco no aeroporto municipal sinaliza personalismo

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOCOCA RECEBE A VISITA DO PRESIDENTE DA EMPRESA ‘VOA SÃO PAULO’.

Nesta manhã, 07, foi realizada no Gabinete Municipal uma reunião com o prefeito Eduardo Barison, o vice-prefeito Daniel Girotto, a diretora do Departamento de Planejamento Patrícia Dabus, Wilner Santos, o Coronel Marcel Gomes Moura – presidente da empresa ‘Voa São Paulo’ e a assessora Mônica Molina.

[…] O principal objetivo da reunião foi estudar a vocação, viabilidade e a possibilidade de novos projetos no Aeroporto Municipal de Mococa. Após a reunião no Gabinete, prefeito e vice levaram o Coronel para conhecer a estrutura do Aeroporto juntamente com o Comandante Roberto Araújo e o vereador Thiago Colpani.” (Texto de 07 de Maio, no facebook da Prefeitura Municipal de Mococa)

Desde vereador, percebo nas conversas de porta de câmara que Eduardo Barison possui forte vínculo afetivo com o aeroporto muncipal “Frederico Barison”, por motivos óbvios.

Desde que assumiu como prefeito, no meio de uma crise sanitária sem precedentes, o dentista tem empenhado esforços notáveis no local, com reforma, reuniões, dentre outras ações.

Sempre bom termos qualidade nos serviços e locais públicos. Mas o papel que os afetos fazem neste caso é de obstruir a prioridade atual de qualquer gestão pública no mundo: a saúde. Devido à relação afetiva com o local, instaura-se uma relação baseada na pessoalidade e no patrimonialismo. Não se cuida do aeroporto público, mas do sobrenome privado, que por acaso é fixado à pista de pouso.

É necessário que o atual prefeito entenda a importância da impessoalidade na gestão pública. O patrimônio público não é uma extensão de nossa casa, de nossa vida pessoal, de nossa família…

Por fim, resta claro que Barison encarna o estereótipo do homem cordial, enxergado por Sérgio Buarque de Holanda. A atual gestão, devido ao perfil do seu chefe – teoricamente, pois os chefes reais são os Maziero, mandantes do PSD – reforça ainda mais a relação paternalista e atrasada de que precisamos tão urgentemente nos livrar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s