Não te ensinaram o que é o estado

É muito simples: fala-se em acabar com a corrupção nas estatais vendendo as estatais…fala-se em gerar economia privatizando tudo o que for possível…fala-se em “enxugar” o estado.

Narrar o estado como uma empresa é uma tática importante para o neoliberalismo; é graças a ela que o povo não sai as ruas protestando toda vez que se propõe privatizar algo… Tratar o estado como uma empresa privada afasta a ideia de que ele é de propriedade coletiva, e coloca em pauta termos e conceitos muito próprios: lucro, por exemplo.

Como num relacionamento existe, dizem os psicólogos, um terceiro ente que é a soma dos dois… como na família existe a individualidade e a coletividade… assim como existem coisas que pertencem à tribo nas comunidades nativas.. Estado significa a soma que traduz a relação entre as pessoas.

Jogar para escanteio a noção de coletividade é útil para quem defende pegar o que é de todos e dar a um só.

Também não dá pra dizer que não existe culpa dos governantes nisso: o estado, embora de todos, funciona aos moldes da burguesia, e é dirigido nos moldes do capital … Não se sentir proprietário da coisa pública é coisa tipica do trabalhador comum em uma sociedade capitalista… Para ele, estado é muito mais uma “Ong”, fornecendo asssistencialismo gratuito, do que um lugar de exercicio do poder do coletivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s